quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Olá,

atendendo a pedido de um amigo, a partir de hoje e uma vez ao mês, vamos conviver falando de assuntos do dia-a-dia e dicas que não se pode deixar de saber. O objetivo é manter você antenado às situações, sem impor um modo de pensar, embora sempre com minhas opiniões. Vou usar textos curtos, variando os assuntos.

Peço para não deixar de pensar no que ler. Procure informação complementar, pois este negócio de deixar alguém definir o que você deve ou não fazer ou como deve entender as coisas, apesar de conveniente, é fugir da sua responsabilidade de ter opinião própria e de trabalhar para construir situações positivas.


“Então tá, então”. Comecemos...

Da série Duro de agüentar...

Interpretação

Leia a frase “ a vida é doce, mas viver está de amargar ”. Você acha correta? Acha catastrofista? Derrotista? Acha o que? Deve ser mudada? O que acha de mudar o som de tiros, brigas, discussões e fofocas pelo de música e por gentileza, por urbanidade no trato com os demais? Vale a pena deixarmos enfatizarem o que há de ruim somente? Nossa capacidade de fazer o bem, de não sermos maus, de não sermos corruptos ou corruptores não merece ser destacada? Se nós conseguimos trabalhar para comprar os bens que queremos, não poderíamos usar esta energia e a mesma disciplina do trabalho para transformarmos o contexto atual para melhor com boas atitudes? Porque aceitar comentários de que não há solução?

Marola

O ano de 2008 termina com a certeza incontestável de que, MAIS UMA VEZ, fomos enganados quanto à realidade dos fatos significativos para a vida de todos. Após dizer que o Brasil não seria atingido pela “marola econômica internacional” por causa dos fundamentos econômicos estarem em ordem, sua Excelência, o Presidente da República, não pára de implorar aos brasileiros para gastarem o que têm e não têm, se endividando em prestações para “as coisas não piorarem”. Se era marola, como as coisas podem piorar? Se era marola, qual o porquê da fuga de capitais que forçou o Banco Central a intervir o mercado?

Marola 2

Aparentemente, a única coisa certa sobre mais esta crise econômica é o Brasil permanecer no status de eterno “País do Futuro”, embora pudesse, com atitudes empreendedoras e estratégicas(conceitos da moda), tentar diminuir a influência externa e aumentar a força de idéias nossas para conseguirmos resolver nossos problemas. Deu certo na China, na Coréia do Sul, no Japão(que sofre com a crise, mas tem adotado soluções próprias). Cabe ressaltar haver setores da economia resistindo (bancos) e outros explodindo (montadoras de automóveis estão mal, as siderúrgicas estão mal etc.), mantendo a lógica do atual sistema.

Marola 3

O Unibanco era controlado pelo grupo AIG. O AIG quebrou e foi incorporado pelo Governo dos USA. O Governo dos USA passou a ter um banco operando dentro do sistema financeiro do Brasil, situação proibida pela Constituição do Brasil. Apareceu o It@ú e juntou-se ao Unibanco(quebrado); não o comprou. O It@ú não comprou, então porque se associou a um banco quebrado, quando o normal é o mais forte comprar o mais fraco? Qual órgão está verificando a transação? Não parece haver interesse em informar o que está sendo feito e o porquê.

Recall

Qual o porquê de não divulgarem com a mesma freqüência e detalhes um recall pela existência de defeito ou não conformidade, assim como fazem quando querem nos vender um bem (carro, moto etc)? Se é seu direito saber, porque não divulgam? Quem deveria cobrar e não cobra?

Miopia ou Cegueira?

Partindo do princípio de não haver bobo fazendo negócio com petróleo e gás natural, pois significa certeza de lucro e poder (basta ver a invasão do Iraque pelos EUA e os bilhões de dólares a girar neste mercado), é difícil entender o porquê de a ANP(Agência Nacional do Petróleo) insistir em leiloar reservas brasileiras de petróleo e gás, quando os principais participantes são empresas estrangeiras, as quais só disputam os campos porque têm certeza de que vão lucrar(muito) com as aquisições. Não consigo enxergar qual é a estratégia da Agência.

Proposta indecente

Políticos tentam aprovar no Senado, em pleno dezembro de 2008, a todo custo, ao apagar das luzes, Proposta de Emenda Constitucional para aumentar o número de vereadores em todos os municípios brasileiros (mais da metade só tem dinheiro para gastar por causa do Fundo de Participação dos Municípios – dinheiro que sai dos cofres do País para pagar todas as despesas destes municípios, compondo seu orçamento), além de instituírem gratificações injustificadas. Perguntinhas básicas... A culpa é dos parlamentares? Temos nada a ver com isto? Nada podemos fazer? O último a sair apague a luz? Banzai? Quem não admitir este expediente mande e-mail para qualquer senador no http://www.senado.gov.br/ e diga que não concorda e fale para não votar a favor; vale mandar para todos eles. Aliás, outra perguntinha básica... Você sabe quem são os senadores pelo RJ?

AIDS, DST e Gravidez

AIDS, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez vêm aumentando entre as mulheres e, neste grupo, mais crescem entre as adolescentes (de12anos até a véspera de completar 18anos). Há questões referentes à higiene pessoal, à informação etc. Contudo, nada substitui a responsabilidade na condução da vida sexual. Se não acredita, converse com alguém de algum programa DST/AIDS ou procure na internet. Há, ainda, o HPV (mais de 100 tipos diferentes de vírus em uma sigla), responsável pelo câncer de colo de útero. Triste é ver que há recursos e poucos procuram saber como evitar. Fica excitado(a) não! Procure informação! Dê mole não!

Dengue

A estupidez de vários colocando em risco a vida de todos. Se quem cria condições para o mosquito visse seu filho morrer ou morresse por causa da dengue, talvez, o número de casos diminuísse. Mas, como o mosquito é bonzinho e só ataca o vizinho, nós os que agimos corretamente, continuamos a ter de nos preparar para a falta de higiene e educação de quem cria o Aedes.

Quadrinhos

Para quem gosta do tema, sugiro visita ao www.pointhq.com.br . Possui algumas relíquias.

Música

Ainda, para quem gosta de samba, sugiro ouvir Teresa Cristina acompanhada pelo Grupo Semente. Muito agradável.

Humor

“MULHER E LIVRO... EMPRESTOU VOLTA ESTRAGADO”

“CARRO E MULHER SÃO BONS PRA QUEM TEM DOIS”

“HÁ SUJEITOS TÃO INÁBEIS QUE SUA AUSÊNCIA PREENCHE UMA LACUNA”

“UMA DAS MELHORES COISAS QUE EXISTEM NA TELEVISÃO É O BOTÃO DE DESLIGAR”

Todas do livro Máximas de Tia Zulmira, escrito por Stanislaw Ponte Preta e publicado pela Agir Editora.

Desejo um Feliz Natal e que 2009 seja, realmente, um Ano Novo, com novas idéias e atitudes.

MM

2 comentários:

  1. hahahahahhahaa

    Muito bom mesmo... Tava faltando gente assim... hahahahaha

    Agora me diga, quem é vc?!

    Ah! Você faz direito mesmo?!

    att

    ResponderExcluir
  2. Eu e a direção do blog te agradecemos o elogio.

    Sou freelancer. Se te disser quem sou eu, meu psicanalista pode te matar, porque ele vai perder a molezinha quando eu descobrir quem sou.

    Direito foi colocado como antítese das atitudes erradas e não como jurídico. Já mudamos para evitar que alguém mais confunda.

    Sua pergunta permite uma pergunta nossa... Você é concursando? Concursando é que tem mania de ver Direito(jurídico) em tudo (Rê!Rê!Rê!).

    FDT

    ResponderExcluir