terça-feira, 24 de março de 2009

Porque tentam destruir Protógenes?

Olá leitor,
dada a gravidade dos fatos, modifico o formato habitual da coluna e peço sua paciência para ler o texto abaixo...

Todos contra Protógenes


A revista VEJA divulgou dados de um depoimento do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz à Procuradoria da República. Seu objetivo, inegável, além de vender exemplares, foi desclassificar o trabalho do delegado, o qual investigou a atividade de Daniel Dantas nos bastidores da República.

VEJA deu sua versão dos fatos sem possibilidade de verificação, análise e confirmação pelos leitores, pois tudo corre em sigilo. Muito conveniente e perigoso, não acha leitor? Como fica a pessoa que foi atacada? Vale tudo? A revista diz haver o delegado praticado ilícitos e não nos é possível verificar os elementos utilizados, pois não temos acesso ao depoimento. A verdade está com a revista?

Com a divulgação por VEJA e algumas reportagens e matérias em blogs de alguns jornalistas dos atos ditos abusivos e/ou ilegais praticados por Protógenes, a “CPI dos Grampos” ganhou fôlego para estender a sua existência apoiada no que foi publicado. Devemos somar ao divulgado na mídia, as afirmações do deputado Raul Jungman de que o delegado fez espionagem de eventuais candidatos à eleição em 2010, a fim de interferir na vontade dos eleitores com as informações obtidas.

Detalhe 1. Se o obtido por quem quer que seja, em uma escuta, ilegal ou não, servir para retirar alguém da condição de candidato ou fazer o eleitor não votar nele, obviamente, é porque o apurado na escuta é verdade e/ou é grave. O medo do deputado Jungman se justifica porque, entre outras alternativas, pode haver ocorrido escuta ilegal ou porque falcatruas foram descobertas pelo delegado.

Detalhe 2. A legislação traz instrumentos suficientes para investigar e punir desvios de conduta praticados por qualquer servidor público, incluído o delegado, sem precisar da interferência de Gilmar Mendes, Ministro-Presidente do STF, de políticos, da imprensa etc. Portanto, “cheira mal” e é um excesso toda a mobilização na mídia e de várias pessoas contra Protógenes.

Detalhe 3. Questão de lógica. Não houvesse verdade no encontrado por Protógenes, não haveria tanta vontade em desmoralizá-lo e invalidar o inquérito presidido por ele. Se cometeu tantas irregularidades, porque apenas não se usa a lei, apurando os fatos e punindo o delegado, se for o caso? Porque precisa de toda esta mobilização da imprensa, de políticos etc.? Porque tantos estão tão incomodados? O que Protógenes encontrou? A quem ou ao que ele chegou ou chegaria?

Detalhe 4. Após mais de dez anos de PF, especializado em crimes contra o sistema financeiro, em lavagem de dinheiro etc. acreditar que Protógenes possa haver feito um monte de besteiras, comprometedoras de sua carreira, exatamente quando investigou a atuação de Daniel Dantas, não parece razoável. Soa mal, não? Esqueceu do que foi treinado para fazer e praticou várias irregularidades? Praticou sozinho?

Lamentável e curioso estar a imprensa atacando a imagem do delegado por seus atos no inquérito, SEM QUALQUER COMPROVAÇÃO de haver ele cometido algum ato ilegal. Ele é acusado, dito culpado e fim.

Protógenes, em seu blog, nas palestras e nas entrevistas que dá, nega a autoria de excessos e fatos ilegais na operação Satiagraha; tem o apoio de delegados e entidades da sociedade civil.

Segundo foi divulgado inicialmente, há membros dos três poderes envolvidos e a imundície apurada pelo delegado chega ao Primeiro Escalão da República. O que foi encontrado por Protógenes precisa ser mostrado ao País; o Ministério Público Federal tem obrigação de cobrar da PF a investigação isenta e esclarecer as coisas.

A pressão sobre Protógenes é alta. Afastaram-no da presidência do inquérito sobre a atuação de Dantas; instauraram inquérito contra ele na Polícia Federal; invadiram seu apartamento no RJ; quebraram seu sigilo bancário, fiscal e telefônico; agora tentam expulsá-lo da PF com aval do Ministro da Justiça e do Diretor-Geral da PF.

Não conheço o delegado; não sei se seu trabalho é bom ou não. Não sei se está certo ou se cometeu o que dizem. Contudo, é inequívoca a mensagem do poder instituído a Protógenes e a todos os brasileiros... a imagem do delegado está sendo enxovalhada pela mídia e ameaçada a sua carreira na PF, após investigar as atividades de Daniel Dantas e suas relações com a República.

Porque passar ao público a ideia de que o delegado cometeu irregularidades? Por óbvio é um exagero, pois, bastaria um procedimento administrativo disciplinar para apurar, acaso existissem indícios de erros no inquérito. Por outro lado, só há acusações, os acusadores não apresentaram provas.

Prefiro aguardar a solução judicial do caso Daniel Dantas e não tecer qualquer comentário sobre Protógenes. Faltam dados; a ênfase da mídia é no que a ela interessa. As pessoas de bem precisam exigir respeito a sua inteligência e não admitir as acusações sem as questionar.

Cobremos a divulgação dos atos do processo em que Daniel Dantas é réu. Cobremos quais são os motivos a justificar a decretação do segredo de justiça. Precisamos saber da verdade e punir culpados, se existirem. Não se pode admitir simplesmente a “implosão” de Protógenes.


Dicas

Acessar www.blogdoprotogenes.com.br ...bom para ler outra versão dos fatos e pensar um pouco;

Não abrir mão do seu dever de pensar;

Rezar para o PMDB não lançar candidato a Presidente.


Humor

Em respeito à essência campeã dos textos das propagandas do PMDB, não apresentarei material de humor.


Até a próxima.

2 comentários:

  1. Caramba, quanto tempo, não?!

    Não me interesso muito por assuntos que denigram ou mostram de forma distorcida a imagem da alta cúpula da Policia Federal.

    Protogenes sempre foi e sempre será, Serginho, um cara integro e de boa indole. Não creio que possa ter feito 1/4 das tais acusações. Ele catucou com vara curta e agora estão querendo "picalo" da PF. Mas o justo é o justo e tudo se resolvera...

    Assim eu espero!

    Bjs e não demora para a próxima.

    OBS: Essa demorou muito.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniella,
    também achei que foi muito tempo e, principalmente, a coluna foi longa, porém, como falei, modifiquei a forma em função da gravidade do assunto. A próxima postagem trará o formato original, de minha preferência e NÃO VAI DEMORAR, será na próxima semana. Se quiser, escreva para o e-mail que está na foto do colunista,o sdpls@uol.com.br
    Como foi o show do Iron Maiden? Gostou?
    Bjão.
    Serginho

    ResponderExcluir